Ville du Vin
Você está lendo

Vinícola Monte da Ravasqueira: uma das alentejanas mais premiadas da região

4
Conhecendo Vinícolas

Vinícola Monte da Ravasqueira: uma das alentejanas mais premiadas da região

Dona de mais de 800 prêmios, a Monte da Ravasqueira é uma das vinícolas alentejanas mais premiadas de Portugal e grande referência na produção de vinhos que expressam o terroir da região.

Como os amantes do vinho já sabem, qualidade das uvas depende do terroir que habitam. O terroir depende, em larga escala, da região e das condições que a mesma oferece.

O Alentejo é a prova de que, por vezes, uma única região consegue surpreender e apresentar diferentes realidades e características, que permitem produzir vinhos únicos, distintos e diferenciados. Conseguimos notar toda essa diferenciação nos grandes vinhos da Ravasqueira. Com mais de 800 prêmios conquistados ao longo dos mais de 70 anos de história, entre eles o top 100 vinícolas do Mundo da Revista Wine Enthusiast, algumas linhas produzidas na vinícola se destacam:

Linha Coutada Velha

Com origem numa Coutada da Herdade da Mata, no Alentejo, este vinho de qualidade superior apresenta complexidade e estrutura provenientes desta região que durante décadas serviu como reserva e meio de preservação.

Destaca-se a Coutada Velha Signature Tinto e Branco, vencedores de vários prêmios, como a medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2018 e também no Sommelier Wine Awards 2018.

Tinto

Harmoniza bem com carnes de caça e peixe assado. Possui cor granada escura, é intenso e com notas especiadas, cogumelos, trufas, fruta preta e talos frescos de aspargos.

Uvas
Aragonês, Trincadeira e Cabernet Sauvignon.

Teor Alcóolico
13,1%.

Tempo de Barrica
8 meses em barril de carvalho francês.

Tipo
Seco.

Branco

Harmoniza com carnes magras ou peixe, sendo um vinho muito bom para ser utilizado na gastronomia. Possui acidez viva, leve maceração e madeira presente, o que traz uma complexidade de aromas e sabores.

Uvas
Antão Vaz, Arinto e Viognier.

Teor Alcóolico
13%.

Tempo de Barrica
6 meses em barril de carvalho francês.

Tipo
Seco.

Linha Flor da Coutada

Vinhos produzidos com uvas vindimadas manual e mecanicamente, é um rótulo fresco e elegante.

Tinto

Possui grande intensidade aromática, elegância e frescor. Um vinho de perfil elegante e gastronômico, mas com taninos suaves. Harmoniza bem com grelhados, peixes e saladas.

Teor Alcóolico
13,5%.

Tipo
Seco.

Branco

As frutas amarelas frescas, como manga e citrinos marcam este vinho. Harmoniza bem com pratos leves como peixes e carnes brancas.

Teor Alcóolico
13%.

Tipo
Seco.

História da Vinícola

Em 1943 a propriedade foi adquirida por D. Manuel de Mello, como casa de família e retiro fora da cidade. Em 1966, quando o patriarca faleceu, o Monte da Ravasqueira passou para José Manuel de Mello, um dos seus filhos, que passou a se dedicar principalmente a agricultura e a criação de equinos (cavalos). Em 1998, fruto de uma paixão, dá inicio ao seu projeto de vinhos, plantando suas primeiras vinhas no Monte da Ravasqueira.

Primeira Vindima

Quatro anos após serem plantadas as primeiras vinhas, a família vindimou aquele que seria o primeiro vinho. Engarrafado e rotulado como MR, este vinho nunca chegaria ao mercado, sendo hoje considerado uma relíquia de grande simbolismo no seio da família e dos colaboradores da Ravasqueira.

Em 2003 foi lançado ao mercado o primeiro vinho, da Safra 2002, chamado Monte da Ravasqueira. Desde então a vinícola vem comercializando vinhos de muito sucesso em todo o mundo e colecionando prêmios.

Alteração do Perfil e Marcas Exclusivas

Desde 2012, Pedro Ferreira Gonçalves assumiu a administração do Monte da Ravasqueira com o objetivo de repensar a filosofia e o perfil dos vinhos da vinícola, tornando-a referência no Alentejo. Tempos depois, “missão dada é missão cumprida”, como dizemos cá no Brasil. Os vinhos da Ravasqueira são incontestáveis e de aceitação unânime na maioria das mesas do país. Consulte os consultores VIlle du Vin ou visite nossas lojas para conhecer o que temos de Monte da Ravasqueira no Portfólio.

Enoturismo

Com programas vínicos, visitas e experiências, a Monte da Ravasqueira é mais do que vinhas. Ela possui o Museu de Atrelagens, adega e permite a visita nos seus 3000 hectares.

A Monte da Ravasqueira é preparada para receber tanto turistas quanto pessoas em busca de negócios, com atividades de lazer, reuniões de negócios, conferências, almoços entre outros.

Se tiver vontade de visitar a vinícola e já é cliente Ville du Vin, nossos consultores terão o prazer em te ajudar a organizar um passeio junto à Monte da Ravasqueira.

Gostaria de adquirir excelentes vinhos da Monte da Ravasqueira? Entre em contato conosco através dos nossos canais de venda e compre o seu!

Siga-nos!