Ville du Vin
Você está lendo

De onde surgiu a profissão “Sommelier”? O que significa esse nome?

0
Curiosidades

De onde surgiu a profissão “Sommelier”? O que significa esse nome?

Origem Histórica

De origem francesa, o termo “Sommelier” carrega em si uma história que remete aos tempos da idade média, uma época que cada serviçal da nobreza exercia funções inusitadas e bem específicas. Um tipo comum de tarefa a ser executada pelos oficiais da corte era de servir vinho aos reis e rainhas, este era o chamado “échanson” ou escanção. A bebida tinha de ser provada pelo échanson para que fosse averiguado se estava ou não envenenada. Curioso, não?

homem da idade média servindo bebida

Apesar de ser usado até os dias de hoje (em Portugal, esse nome se refere ao encarregado pelos vinhos em restaurantes) o título foi caindo em desuso, e em 1812, o termo “Sommelier” começou a ser utilizado para designar esse tipo de profissional. O nome era usado para apontar as pessoas encarregadas por armazenar e transportar as provisões da corte real durante as viagens.

O que faz o tal Sommelier?

Sendo pronunciado “Somêliê” para a denominação masculina (Sommelier) e “Somelier” para a feminina (Sommelière), o termo diz respeito a todos os profissionais encarregados de pesquisar, provar, selecionar e administrar os vinhos de uma adega. Além do vinho, essa categoria de profissionais pode ser aplicada ao mercado de cervejas artesanais, e outras bebidas.

É uma figura fundamental na composição de uma lista adequada de produtos para integrar portfólio de vinhos de um restaurante, por exemplo, elaborando a famosa carta de vinhos.

Modern sommelier holding glass of red wine and evaluating its smell while comparing it with other sorts

Enólogo x Sommelier

Muito se confunde a respeito da natureza do trabalho e conhecimento destes dois tipos de profissional. Para lhe ajudar a elucidar essa questão, a Ville du Vin traz uma analogia mais simples:

Imagine que para assar um bom bolo é necessário certo saber técnico na elaboração do alimento, por exemplo, a origem e características dos ingredientes, quais são os melhores métodos de assadura, tempo e temperaturas ideais para se obter o bolo dos sonhos. No mundo do vinho, todo esse saber é pertencente ao enólogo. Em resumo, o enólogo é responsável pela elaboração do produto e está presente em todas as etapas de produção, desde o plantio da uva até a venda.

Já a tarefa de selecionar quais bolos seriam mais adequados ao paladar infantil para uma festa de aniversário, ou o melhor sabor para servir de sobremesa em um restaurante especializado em massas, seria do Sommelier. Este, por sua vez trabalha com a bebida depois de pronta, sendo a pessoa responsável pelos processos que envolvem o consumo do vinho — e de várias outras bebidas.

A Ville du Vin conta hoje com uma equipe completa de Sommelieres, sempre dispostos a ajudar você a selecionar os vinhos ideais para sua ocasião, sempre trazendo qualidade e com compromisso de quem trabalha com as melhores vinícolas do mundo.

Equipe Itaim
Equipe Alphaville
Siga-nos!