Ville du Vin
Você está lendo

Afinal, o que é Vinho Verde? Lançamento dos vinhos Terras de Nóbrega

0
Conhecendo Vinícolas, Desvendando o Vinho, Novidades

Afinal, o que é Vinho Verde? Lançamento dos vinhos Terras de Nóbrega

Naturalmente leve e fresco, produzido ao noroeste de Portugal, entre os rios Douro e Minho, o vinho verde é único no mundo. Com moderado teor alcoólico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, sushi, sashimi.

Porque sua produção é especial?

Os vinhos verdes são uma denominação de origem controlada (DOC), para saber mais, acesse nosso post sobre esse conteúdo aqui.

O engano do vinho verde vs vinho branco:

O pergunta campeã sobre os vinhos verdes é: é parecido com um vinho branco, ou até, é um tipo de vinho branco? A resposta é não, pode-se dizer que sequer tem alguma relação. Por ser um produto DOC, seu nome está ligado a região de onde é produzido e suas especificidades. Existem Vinhos Verdes brancos e tintos, rosé e espumantes. Sejam brancos ou tintos, esses vinhos tem uma concentração em ácido málico superior que a dos outros vinhos portugueses, o que acentua neles a agradável frescura.

As cepas de uvas mais usadas no vinho verde:

Para os vinhos brancos, as cepas são: Loureiro, Alvarinho, Avesso, Arinto, Trajadura. Para os tintos: Vinhão. E os rosés: Espadeiro e Vinhão.
É também comum que exista uma mistura das cepas para sua concepção, acompanhando da sua maneira a produção de outros tipos de vinho.

A Adega Ponte da Barca

A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez cuida de um património vitícola e cultural ímpar localizado no Noroeste de Portugal − região com mais de 20 séculos de história do vinho – atuando especificamente num território singular atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez.

Atualmente possui cerca de 1.000 associados, que representam uma área de 1.200 hectares de vinha, onde são privilegiadas as duas principais castas da Região dos Vinhos Verdes: Loureiro (branca) e Vinhão (tinta).

Garantindo a riqueza do seu passado e a genuinidade dos seus vinhos, ao mesmo tempo que busca um aumento da qualidade e da inovação em todos os seus produtos, a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez se equipou nos últimos anos com tecnologia de ponta em várias áreas.

Estamos promovendo o lançamento de três rótulos muito especiais:

Escolha perfeita para se refrescar!

Siga-nos!