Ville du Vin
Você está lendo

O que são taninos e como eles contribuem na nossa saúde?

0
Desvendando o Vinho

O que são taninos e como eles contribuem na nossa saúde?

Você sabe o que são taninos?

O tanino é uma substancia encontrada no grupo de fenóis vegetais. Pode ser encontrado em cascas, sementes, caules de frutos verdes e principalmente na parte externa das plantas. Essa substancia provoca um sabor amargo e funciona como um mecanismo de defesa protegendo as plantas e os frutos dos animais herbívoros.

Onde encontrar

Os taninos não estão presente somente nas uvas como muitos pensam, existem diversos alimentos ricos em taninos, como: cravo, chocolate amargo, maçã, pera, açaí e folhas usadas para fazer chá. Mas não se engane, essa substancia não está somente presente em alimentos, mas também na madeira dos barris de carvalho que conservam os vinhos.

Vinhos X Taninos

Você já reparou que ao tomar um vinho, ele dá uma sensação de secura e de  “amarrar a boca”? Pois é, os taninos são os grandes responsáveis por isso. É essa substancia que faz com que a textura do vinho fique seca, encorpada e em alguns casos com leve amargor. Os taninos ajudam a conservar o vinho.


Mas calma aí, essa não é a única função dos taninos!

Taninos e Saúde

Os taninos também possuem outras funções e dentre elas está a contribuição para a nossa saúde. Por ser uma substancia antioxidante, ele reforça as paredes arteriais e assim previne o entupimento das veias, além disso, os taninos também ajudam a reduzir o colesterol ruim, retardam o envelhecimento celular e melhoram a saúde do coração. Alguns estudos científicos indicam que os taninos presentes nos vinhos são mais poderosos e benéficos. Eles são substancias excelentes para o nosso organismo já que combatem os radicais livres, que, quando em excesso, favorecem o surgimento de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e hipertensão. Os taninos também atuam como um diluente natural no sangue, quebrando coágulos sanguíneos, assim concluímos que os taninos também ajudam a evitar a coagulação do sangue. Agora que você sabe de tudo isso, garanta seu vinho preferido e brinde à saúde!

Siga-nos!