Ville du Vin
Você está lendo

Mapu: linha chilena cheia de personalidade da Baron Philippe de Rothschild

1
Sem categoria

Mapu: linha chilena cheia de personalidade da Baron Philippe de Rothschild

A família Rothschild está há seis gerações envolvida na elaboração de alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo. A francesa Baron Philippe de Rothschild tem suas origens em 1853 com o Barão Nathaniel de Rothschild. Em 1922, o Barão Philippe, seu bisneto, assumiu a vinícola familiar que administrou por 66 anos.

Ele foi um visionário e sempre inovador, criando uma lenda em volta dos seus vinhos enraizados nos terroirs de Bordeaux e até hoje consagrados pelo mundo.

De Bordeaux ao Chile, exportando a lenda dos Rothschilds

Em 1988, outro marco importante: com a morte do Barão Philippe, quem assumiu os negócios foi sua filha, a Baronesa Philippine, tornando-se a grande dama do vinho. Ela foi a primeira mulher a ocupar um cargo tão expressivo no mundo vitivinícola e responsável pelo sucesso comercial e de produção que as vinícolas da Baron Philippe de Rothschild apresentaram até 2014, ano de sua morte.

A Baronesa Philippine de Rothschild se apaixonou pelo Chile, onde criou, em parceria com a Concha y Toro, o primeiro grande vinho franco chileno, o Almaviva. A adega Baron Philippe de Rothschild foi criada no Vale do Maipo em 2003, berço histórico dos grandes vinhos chilenos. Hoje, a Baron Philippe de Rothschild tem seu vinhedo próprio no Vale do Maipo (60 ha) e no Vale do Maule (960 ha).

Mapu – A lenda chilena do Vale do Maule

Em 2012, a Família Rothschild adquiriu uma propriedade em Villavicencio no Vale do Maule (960 hectares), a 250 km no sul de Santiago onde são elaborados os vinhos Mapu. O Vale do Maule é uma região de vinícola tradicional do Chile e também a mais importante, onde há um terroir excepcional com uma grande diversidade de solos, exposição que permite elaborar vinhos de alta qualidade.

Na propriedade de Villavicencio, os enólogos de Baron Philippe de Rothschild expressam todo o potencial das variedades de uvas cultivadas em um magnífico terroir, respeitando o ambiente natural.

Os vinhos Mapu são autênticos, generosos e com sabores fantásticos. E como homenagem a sua origem, as garrafas são decoradas com arte indígena, com os tecidos típicos Mapuche. Também a palavra Mapu é um tributo, já que, no idioma local Mapudungun, significa “terra”.

A linha Mapu oferece vinhos lendários para partilhar com os amigos. Atualmente, a vinícola chilena da Baron Philippe de Rothschild produz, dentro da linha Mapu, os vinhos Mapu Varietal, Mapu Reserva e Mapu Gran Reserva.

Os rótulos Mapu destacam-se por serem expressivos, elegantes e levemente amadeirados.

Os Vinhos

Os rótulos Mapu destacam-se por serem expressivos, elegantes e levemente amadeirados.

Mapu Varietal Sauvignon Blanc

Com aromas cítricos e notas de frutas exóticas, harmoniza com frutos do mar, frango ao molho estragão e caranguejo recheado.

País: Chile

Teor alcoólico: 12,5% álcool

Uvas: 100% Sauvignon Blanc 

Tempo de Barrica: Sem estágio em carvalho

Mapu Varietal Rosé

Vinho fácil de beber, tem notas de aromas de frutas vermelhas, harmoniza com saladas, massas com queijo e tábuas de frios.

País: Chile

Teor alcoólico: 12% álcool

Uvas: 40% Grenache, 30% Carignan, 15% Cabernet Sauvignon e 15% Cinsault 

Tempo de Barrica: Sem estágio em carvalho

Mapu Reserva Cabernet Sauvignon

Requintado e volumoso, o Cabernet Sauvignon acompanha bem carnes vermelhas grelhadas, pato assado e queijos amarelos.

País: Chile

Teor alcoólico: 13,5% álcool

Uvas: 100% Cabernet Sauvignon 

Tempo de Barrica: 6 a 8 meses em carvalho francês

Mapu Reserva Merlot

Com aroma de frutas vermelhas maduras, como cereja e framboesa, o Merlot harmoniza com carnes magras e queijos.

País: Chile

Teor alcoólico: 13% álcool

Uvas: 100% Merlot 

Tempo de Barrica: 6 a 8 meses em carvalho francês

Mapu Gran Reserva Carmenére

Fresco e frutado, com aromas de frutas maduras, acompanha bem com carne vermelha, de cordeiro, vegetais e queijos.

País: Chile

Teor alcoólico: 13% álcool

Uvas: 100% Carmenére 

Tempo de Barrica: 10 meses em carvalho francês

Mapu Gran Reserva Carignan

Fresco e frutado com aromas de amora e cereja, acompanha bem com carnes grelhadas, linguiça, salsichas e queijos maduros.

País: Chile

Teor alcoólico: 13,5% álcool

Uvas: 100% Carignan 

Tempo de Barrica: 10 meses em carvalho francês

Gostou de saber mais sobre a linha Mapu e quer provar os rótulos? Entre em contato através dos nossos canais de venda que um de nossos especialistas estarão prontos para te ajudar!

Siga-nos!