Ville du Vin
Você está lendo

Temporada de Inverno VDV: Sua melhor experiência de vinho & gastronomia.

0
Sem categoria

Temporada de Inverno VDV: Sua melhor experiência de vinho & gastronomia.

Vinho x clima frio

Para muitas pessoas, o inverno é a melhor época para tomar vinho. Existe a questão cultural, que influencia diretamente no consumo de vinhos em períodos de baixa temperatura, afinal, nessa época é muito comum reuniões com familiares e amigos em casa apreciando um bom vinho. Além disso, existem diversos motivos para o crescimento do consumo da bebida nos períodos de clima frio, dois deles são: harmonização e as reações que a bebida causa no organismo. Esses fatores explicam por que o vinho combina tanto com clima frio.

Reações do vinho no organismo

Os consumidores de vinho com certeza já perceberam que ao consumir uma certa quantidade da bebida, sentimos a sensação de corpo aquecido. Isso acontece porque o vinho age como um vasodilatador, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos e fazendo o sangue fluir pelas artérias com mais facilidade, provocando a sensação de esquentamento. A maior parte das pessoas percebe o ‘’calor’’ na região do rosto, especificamente nas bochechas. Biologicamente isso é apenas uma sensação, mas faz com que a experiência de degustar o vinho durante o clima frio seja ainda mais saboroso e agradável.

Harmonizações com vinho

Sabemos que o vinho é uma bebida que cai bem com qualquer tipo de prato, claro que, o prato muda de acordo com a uva escolhida. Por isso, no inverno, fica fácil harmonizar vinho com pratos que combinam com a baixa temperatura. Em dias de clima frio, o pedido é sempre pratos encorpados como sopas, fondues, risotos e massas. O vinho é a bebida que harmoniza com todos os pratos citados, é por isso que o consumo da bebida aumenta durante a estação.

Tipos de vinho para tomar no inverno

Vinhos tintos encorpados possuem uma aderência maior no inverno, por causa da sua estrutura. Vinhos brancos geralmente acompanham uma sensação de frescor e por isso são menos solicitados em dias de baixa temperatura, mas como estamos falando de vinho, não é impossível combiná-los com a estação. Voltando aos vinhos tintos, as uvas encorpadas e consequentemente mais pedidas são: Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah.

Cabernet Sauvignon: Uva popular em todo o mundo. Corpo intenso, taninos e acidez moderados. É possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias. No paladar o sabor é frutado e agradável. Este vinho pode ser servido com carnes vermelhas, queijos como gorgonzola e massas.

Baron Philippe De Rothschild – Pays D’oc Cabernet Sauvignon

Malbec: Possui uma textura encorpada, com taninos estruturados e um final de boca que lembra frutas vermelhas e negras. Vinhos da uva Malbec são perfeitos para serem consumidos no inverno. Este vinho cai muito bem com tábua de queijos variados como gorgonzola, provolone e queijo suíço. Outra combinação saborosa é apreciar a bebida com um churrasco de carne mais gordurosa, como picanha ou cordeiro.

Concha Y Toro – Casillero Del Diablo Malbec

Syrah: A uva Syrah (também conhecida como Shiraz) possui taninos e acidez bem equilibrados, aromas de frutas vermelhas e negras. Apresenta notas de especiarias como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final da boca. Para o inverno, é preferível os vinhos da uva Syrah mais encorpados, de países como Argentina. Este vinho é muito bem servido com carne suína grelhada e ossobuco.

Baron Philippe De Rothschild – Pays D’oc Syrah

Agora que você já sabe que vinho e inverno são o casamento perfeito, depois das nossas dicas escolher um bom vinho se tornou uma tarefa fácil, que tal acessar nosso canal de vendas: https://linktr.ee/villeduvin, garantir o seu vinho e apreciá-lo com alguém muito especial? Uma boa garrafa de vinho, um prato saboroso e aquele friozinho para dar o clima certo, seja para estar com o companheiro ou com a família. Aproveite a estação!

Siga-nos!