Todo mundo já ouviu alguém dizer que uma tacinha de vinho todo dia faz bem pra saúde! Mas você já sabe, de fato, quais são esses benefícios?
Além de charmosa, versátil e muito saborosa, essa bebida é rica em nutrientes e, quando consumida com moderação e equilíbrio, promove ações antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.
Isso porque o vinho é rico em nutrientes essenciais para a nossa saúde, os polifenóis. Esses compostos atuam diretamente no colesterol e placas de gordura, além de prevenir doenças degenerativas.
Outro ponto positivo da bebida é fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções e acelerar o metabolismo, além de melhorar a memória e as funções motoras.
Outros principais benefícios do vinho são:
- Redução da pressão arterial
- Diminui o volume de colesterol ruim (LDL) circulante no sangue;
- Reduz o risco de infartos;
- Aumenta o volume de colesterol bom (HDL) circulante no sangue;
- Diminui os riscos de desenvolvimento de tromboses e derrames.
Além, é claro, de proporcionar sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade.
Tem contraindicações no consumo de vinho?
Sim! Apesar de todos os benefícios que citamos, gestantes e portadores de doenças hepáticas não devem consumir a bebida; além de pessoas que fazem uso de medicamento controlado ou estão controlando o peso. Em caso de dúvida, sempre consulte um médico!
Qual quantidade deve-se consumir de vinho por dia?
Tudo em excesso faz mal, e com vinho não é diferente – por isso, é importante sempre consumir com cautela e moderação. As recomendações para consumo diário do vinho podem variar de pessoa para pessoa, mas estima-se que uma taça de 150ml é o ideal diário para adultos saudáveis.
Portanto, beba com moderação e aproveite os benefícios que essa deliciosa bebida é capaz de proporcionar.