Você já ouviu falar sobre taninos e não soube exatamente o que é? Neste texto, nós te explicamos!
Confira:
Os taninos são um composto fenólico com sabor mais amargo e adstringente encontrados nas cascas e sementes das uvas. O sabor dos taninos muda conforme o tempo: quanto mais novo for o tanino, maior será o amargor e a adstringência. Quando mais maduros, se tornam mais macios e sedosos ao paladar.
A influência nos vinhos
Os taninos são os responsáveis pela textura mais seca do vinho, além de dar mais estrutura e longevidade à bebida. A melhor forma de apreciar os taninos é escolhendo os mais maduros, que são mais elegantes e macios. É importante saber também que quanto mais grossa for a casca da uva, mais presente será o tanino, como, por exemplo, a famosa Cabernet Sauvignon, a Tempranillo e Syrah. Já as uvas com menos taninos são, por exemplo, a Pinot Noir, Cabernet Franc e Barbera.
Curiosidades
● Os vinhos brancos são feitos sem a casca, portanto possuem poucos taninos – exceto quando ficam em barricas de carvalho.
● Taninos são poderosos antioxidantes
● Tem boa influência no sistema cardiovascular
● Além das cascas, os barris de carvalho também desenvolvem nas bebidas toques tânicos.
Agora que você já sabe a influência dos taninos no vinho, já pode entender se prefere vinhos com presença mais ou menos acentuada da substância.