O dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, há muito tempo não é comemorado oficialmente pela igreja católica, no entanto, em muitos países a celebração da data continua. Casais apaixonados seguem aproveitando o dia para trocarem declarações, presentes e se curtirem.
Conheça a história de São Valentim
A história de São Valentim remonta à Roma antiga. Durante o governo do imperador Cláudio II, foi proibida a realização de casamentos, sob a justificativa de que jovens solteiros se alistariam ao Exército com mais facilidade. O bispo Valentim (o próprio), entretanto, continuou realizando os enlaces em segredo. Quando a prática foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte. Em seu confinamento, conheceu uma jovem cega, filha de um carcereiro, que foi visitá-lo. Os dois se apaixonaram e, milagrosamente, ela recuperou a visão. Sua decapitação ocorreu em 14 de fevereiro de 270, daí o 14 de fevereiro ser o seu dia.
Diferenças entre Valentine’s Day e Dia dos Namorados
O Valentine´s Day é o dia em que se comemora o amor no mundo todo, em homenagem a São Valentim, um padre que arriscava sua vida para celebrar casamentos no século III. Já aqui no Brasil temos o Dia dos Namorados, que é comemorado no dia 12 de junho e celebra o dia de Santo Antônio.
No Brasil, o país celebra a data romântica em 12 de junho desde 1948. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro, porém, o motivo para a comemoração pouco tem relação com o significado religioso, sendo exclusivamente comercial.
A ideia de criar uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o propósito de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.
Atualmente, o “Dia dos Namorados” já é a terceira melhor data para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Sugestão du Ville:
Se você é da turma que vai comemorar a data, uma excelente pedida para o momento a dois é uma boa taça de vinho, não é mesmo? Temos dois espanhóis excelentes para indicar, confira:
Aroma intenso de frutos vermelhos e pretos. Maravilhoso com carne, principalmente de cordeiro, e uma combinação com queijos cremosos.
Produtor: Torres
País: Espanha
Teor alcoólico: 14,5% álcool
Tipo: Seco
Uvas: 100% Garnacha
Tempo de Barrica: Sem estágio em carvalho
Este vinho brilha no copo em um vermelho cereja escuro com brilho violeta. Na boca, este vinho tinto espanhol é suave e sedoso.
Produtor: Torres
País: Espanha
Teor alcoólico: 13,5% álcool
Tipo: Seco
Uvas: 100% Tempranillo
Tempo de Barrica: 3 meses em carvalho
Gostou das nossas sugestões e quer provar os rótulos indicados? Eles estão disponíveis através de nossos canais de venda. Entre em contato com nossos consultores!