Ville du Vin
Você está lendo

Miguel Torres: pioneirismo no Chile desde 1979

0
Conhecendo Vinícolas

Miguel Torres: pioneirismo no Chile desde 1979

A Miguel Torres Chile é uma vinícola mundialmente conhecida que, atualmente, possui 230 hectares e produz excelentes linhas de vinho, como a Finca Negra e também a Rio Claro, 100% orgânica. A vinícola leva o sobrenome da família dos dois irmãos que a fundaram.

História

Em 1979 a família Torres decidiu se aventurar para além do Atlântico, saindo da Espanha e indo fundar a primeira empresa vinícola estrangeira estabelecida no Chile. Esta decisão se deu pelas condições para o desenvolvimento da indústria do vinho no país.

Contudo, as condições climáticas excelentes não foram suficientes, o que fez a Miguel Torres Chile ser a primeira a introduzir novas tecnologias na produção de vinho, como a fermentação em tanques de aço inoxidável e o envelhecimento em barricas de roble francês.

Após a compra dos primeiros 100 hectares adquiridos pela família Torres na região de Maquehua, em Curicó, acontece a primeira exportação da Miguel Torres Chile, em 1981.

A década de 90 e início dos anos 2000 marcam uma expansão na Miguel Torres Chile: a empresa adquiriu novas terras e expandiu as instalações, adicionando os vinhedos San Luis de Alico, Huerta del Maule e Aromo. Além disso, o Fundo Empedrado se junta às propriedades da empresa.

Entre 2007 e 2010, chegam ao mercado produtos diferenciados como espumantes elaborados com a variedade País, em conjunto com o Ministério da Agricultura do Chile. A iniciativa visou melhorar as condições para os agricultores das regiões secas no interior das regiões de Maule e Biobio.

Em 2015, um dos projetos mais ambiciosos de Miguel Torres finalmente se torna realidade: o primeiro vinho produzido com uvas plantadas em terraços de laje, em que o solo é associado com vinhos únicos de maior valor no mundo.

Sustentabilidade e Fair Trade

Por possuir algumas das linhas de vinhos mais conhecida pelos consumidores em todo o mundo e hoje sendo uma vinícola certificada como Fair Trade, a Miguel Torres Chile se estabelece como uma empresa sustentável e socialmente responsável.

A certificação Fair Trade é uma alternativa ao comércio convencional. Focada em ser um comércio justo e solidário, baseada em uma parceria entre produtores e consumidores, visa respeitar normas sociais, econômicas e ambientais especiais, buscando práticas comerciais éticas.

A preocupação com a sustentabilidade, juntamente com a certificação Fair Trade e, tendo uma política clara que envolve o comércio justo, a inovação e a agricultura orgânica, são pontos importantes da Miguel Torres Chile que, produzindo vinhos com transparência e o equilíbrio entre a empresa, seus trabalhadores e o meio ambiente, faz com que todas as fazendas Miguel Torres se tornassem 100% orgânicas, com certificações para as normativas do Chile, Europa, EUA e Japão. Com isso, a Miguel Torres Chile possui a capacidade de produzir alguns vinhos 100% Orgânicos, como os da linha Rio Claro

Rio Claro

Uma das linhas de vinhos que têm o selo de 100% Orgânico é a Rio Claro. A linha possui versões branco, tinto e rosé, como os Rio Claro Cabernet Sauvignon Orgânico Reserva, Rio Claro Carmenère Orgânico Reserva, Rio Claro Pinot Noir Orgânico Rosé Reserva e Rio Claro Viognier Orgânico Reserva.

Finca Negra

Uma das linhas mais conhecidas e com variedade para todos os gostos e momentos é a Finca Negra. Nela há vinhos mais fáceis, frutados, ideais para qualquer momento e para o dia-a-dia.

Também nesta linha há os vinhos Reserva e Gran Reserva. Os Reserva são vinhos mais elaborados e estruturados, indicados para harmonização com alimentos. Já os Gran Reserva são vinhos elegantes de alta complexidade, ideais para ocasiões especiais e comemorações.

Gostou de saber mais sobre a Miguel Torres Chile e quer provar os rótulos desta incrível vinícola? Entre em contato através dos nossos canais de venda que um de nossos especialistas estarão prontos para te ajudar!

Siga-nos!