Determinar dias para comemorar uvas famosas no cenário vinícola internacional serve para nos lembrar da verdadeira essência do vinho. E no dia 4 de dezembro, é o dia de uma das “princesas de Bordeaux”, a uva Cabernet Franc.
Essa é uma variedade de uva tinta não muito conhecida, embora esteja presente em blends tradicionais com outras uvas, como Cabernet Sauvignon e Merlot. Pode ser encontrada em países como Canadá, Estados Unidos, Chile e Argentina. No Brasil, foi importante nas décadas de 70 e 80, mas acabou cedendo lugar a outras uvas.
A uva Cabernet Franc produz vinhos de corpo leve ou médio, frescor e textura macia. Seus aromas são de frutas vermelhas e negras, viletas, pimenta e toques vegetais. É uma uva mais elegante e sofisticada do que a Cabernet Sauvignon, que, aliás, é uma cepa derivada dela. Vinhos de Cabernet Franc vão bem com carnes vermelhas sem molhos, emprestando a esses pratos muito frescor.
Vinhos Cabernet Franc
Abaixo listamos alguns exemplos de vinhos Cabernet Franc muito conhecidos:
Louis de Melac
MEDOC
Teor alcóolico: 12,5% álcool
Tipo: Seco
Uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
Bordeaux
Rouge
Teor alcoólico: 13,5%
Tipo: Seco
Uvas: 72% Merlot, 16% Cabernet Sauvignon, 12% Cabernet Franc
Finca Negra
Miguel Torres
Teor alcóolico: 12,5% álcool
Tipo: Seco
Uvas: 79% Merlot, 11% Cabernet Franc, 10% Cabernet Sauvignon
Gostou da história do Cabernet Franc e gostaria de provar alguns vinhos desta casta? Eles estão disponíveis através de nossos canais de venda. Entre em contato com nossos consultores!