Situada no departamento de Gironda, mais precisamente na Aquitânia (região ao sudoeste da frança), a zona vitivinicultora de Bordeaux (pronuncia-se “bordô”) têm terrenos predominantemente planos e se caracteriza pelo solo basicamente composto por argila, calcário, areia e cascalhos, o que facilita a prática da drenagem. O clima é temperado-oceânico, uma vez que a região é banhada pelo estuário de Gironda, que liga os rios Dordogne e Garonne ao Atlântico. Jogue tudo isso num caldeirão e pronto: temos uma geografia perfeita para a produção de bons vinhos.
A terra é reconhecida pelos apreciadores pelos excelentes vinhos tintos que lá são produzidos (em alguns casos, também de uvas brancas) e maior parte são blends, isto é, uma mistura de duas ou mais cepas diferentes. A zona vitivinícola de Bordeaux é dividida em sub-regiões: Graves, Saint-Emillion, Pomerol e Médoc.
Uma região que emana na história da vinicultura
A história por si só fala mais do que mil palavras num texto como este. Desde o século IV, a região de Bordeaux é retratada em registros, escritos, poemas como uma espécie de terra prometida para a viticultura. No século XIX, os vinhos de Bordeaux eram de tal reconhecimento, que uma classificação foi solicitada pelo imperador Napoleão III foi elaborada e conferida aos vinhos da região. E a denominação permanece em uso até os dias atuais!
Hubert de Boüard e a parceria com a Yvon Mau
Hubert de Boüard (enólogo de renome e co-proprietário do Chateau Angelus), em parceria com a Yvon Mau (pertencente ao grupo Freixenet, outra gigante produtora de espumantes da França) uniram esforços para elaborar a linha “Revelations d’Hubert de Boüard”, linha que visa expressar seu terroir com um bom equilíbrio entre notas frutadas e sabores marcantes.
Château Moulin Neuf
País: França
Teor Alcóolico: 14%
Uva: 100% Merlot
Château de la Pierre Levée
País: França
Teor Alcóolico: 14%
Uva: 100% Merlot
A criativa Maison Bouey
Em 1821, Jean Bouey adquiriu as primeiras vinhas da família, no coração da região de Médoc. Roger Bouey (1901-2000) atravessou o século, primeiro como vinicultor e depois como comerciante de vinhos, criando em 1958 com os filhos, Serge e André, a sua própria casa negociadora de vinhos em Bordeaux, a Maison Bouey. Hoje, a Maison Bouey é uma das últimas casas familiares e independentes remanescentes em Bordeaux, comandada por Patrick Bouey e seu irmão Jacques Bouey.
A grande originalidade da Maison Bouey reside na sua criatividade, tanto através dos seus próprios conceitos distintivos e inovadores, como em suas coleções: “Les Parcelles” , “Bordeaux Famille Bouey”, “Portraits” e “Familles & Châteaux” que promovem as propriedades familiares autênticas e exclusivas de vinicultores talentosos e conceitos únicos.
Bordeaux Rouge Beau Reve de Tradition
País: França
Teor Alcóolico: 13%
Uva: Merlot e Cabernet Sauvignon
Château Haut Forcade
País: França
Teor Alcóolico: 13%
Uva: Merlot e Cabernet Sauvignon
Bordeaux Rouge Louis de Melac – Medoc
País: França
Teor Alcóolico: 13%
Uva: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot