Para compreender as principais diferenças entre vinho seco, meio seco e suave é necessário entender que essas características estão relacionadas à quantidade de açúcar presente na bebida e, dessa forma, em como a doçura se comporta no paladar.
Cada país tem a sua classificação e critérios próprios para categorizar os vinhos, segundo a quantidade de açúcar. Os produtos comercializados no nosso país, sejam nacionais ou importados, devem ser rotulados de acordo com a legislação brasileira.
No Brasil existe a Lei nº 8.198, que regulamenta diversas questões acerca dessa bebida, incluindo a classificação de vinho seco, meio seco e suave.
Então, se o seu objetivo nessa busca é conhecer as características do vinho para escolher melhor seus rótulos preferidos, este artigo foi elaborado exatamente para te ajudar nessa decisão. Vamos lá?
Vinho seco
O vinho seco é aquele que tem pouco ou nenhum açúcar que possa ser percebido pelo nosso paladar. Quando degustado, é possível perceber aromas e nuances, sem que essas sensações sejam “roubadas” pela doçura.
De acordo com a legislação, as bebidas classificadas dessa forma podem ter, no máximo, 4 gramas de açúcar por litro. E tem mais, quando se fala de vinhos tintos brancos ou rosés, os secos são considerados os mais sofisticados.
Logo, um vinho seco costuma ter sabores que remetem a flores e frutas, especiarias, entre outros aromas naturais. Os tons são mais escuros e marcantes.
Vinho meio seco (demi-sec)
Os vinhos meio secos, também conhecidos como demi-sec, estão em um meio termo entre os vinhos secos e os suaves. No entanto, não é possível afirmar que ele seja menos ou mais doce na percepção do paladar.
Ele pode ter entre 4 e 25 gramas por litro. Por conta disso, é normal que você encontre algumas bebidas nessa categoria que estejam mais próximas do vinho seco, assim como outros rótulos podem ser mais doces, se aproximando do vinho suave.
Eles também são chamados de vinhos finos de mesa e são elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras.
Doce (suave)
Como é de se imaginar, o vinho suave é aquele que apresenta um paladar mais doce, em razão da quantidade mais elevada de açúcar residual que fica depois do processo de produção.
Para estar dentro dessa classificação, a bebida deve apresentar pelo menos 25g de açúcar por litro em sua composição. Isso significa que ele será 6 vezes mais doce que um vinho seco, no mínimo.
O termo suave, na verdade, é uma classificação. Logo, ao procurar um vinho nessas condições, a sugestão é que se utilize termos relacionados às suas características, como:
- Vinho macio;
- Vinho sem muita presença de álcool;
- Vinho com taninos finos.
A questão toda é que existem vinhos maravilhosos e de altíssima qualidade em todos os estilos. Portanto, não dá para bater o martelo definitivamente e dizer que determinado tipo de vinho é melhor e o outro é pior.
Com as informações que passamos aqui, você vai saber identificar os diferentes tipos de vinho, de acordo com a quantidade de açúcar que eles contêm, e isso vai te ajudar a ter maior autonomia na hora de escolher. Assim, você não vai se sentir mais perdido quando estiver em uma adega de supermercado, empório especializado ou restaurante.
Gostou do artigo? Quer continuar acompanhando outras publicações e aprender mais sobre vinhos?
Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que postamos. Estamos no Instagram e Facebook. Aproveite para também assinar nossos conteúdos.
Se preferir, confira nosso catálogo, que está repleto de novidades, com vinhos importados que vão agradar paladares distintos e exigentes. É só entrar em contato com nossos especialistas.