Agora que as festas de final de ano já passaram e o verão segue firme e forte, com as temperaturas cada vez mais altas, será que o vinho continua tendo lugar na mesa? Claro que sim! Já foi o tempo de se pensar que o consumo de vinho era coisa do inverno ou, no caso de consumir a bebida no verão, priorizar somente os brancos. Vinho e verão combinam sim, e muito.
Vinhos para o verão: como escolher a uva certa
O que devemos fazer é escolher os rótulos ideais para a estação, de modo que o consumo seja uma experiência agradável. Uma dica é optar pelos mais leves e frutados, mais frescos e com menor teor alcoólico.
Vinhos com mais acidez e menos taninos são ótima pedida para o verão, assim como os mais jovens, que estão prontos para o consumo entre dois e quatro anos após a safra. Uvas como Pinot Noir, Dolcetto e Merlot produzem vinhos ótimos para esta estação, pois têm a casca mais fina, sendo menos tânicos.
Como degustar vinhos no verão
Uma dica é tomar o vinho quase gelado, mais ou menos a 14ºC. Pode-se, por exemplo, resfriar o vinho antes do consumo por cerca de uma hora na geladeira, 15 a 20 minutos no freezer ou cinco a sete minutos no balde com gelo e água. Para quem não tem pressa, uma alternativa é colocar a garrafa na porta da geladeira pela manhã e tirar 30 minutos antes de servir.
Outro jeito bem tradicional de tomar vinho no verão é usando a bebida para preparar a iguaria espanhola sangria. O drinque, além de vinho tinto ou branco, leva água gaseificada, frutas ácidas cortadas em cubinhos e gelo.
Sugestão du Ville:
Selecionamos alguns rótulos exclusivos para você desfrutar com qualidade e elegância a estação. Confira:
Fresco e intenso, revela aromas cítricos, além de nuances suaves de abacaxi. Poderoso e intenso, com notas de frutas exóticas.
Produtor: Baron Philippe de Rothschild
País: Chile
Este blend revela aromas complexos e generosos, com essência de maracujá, frutas cítricas e flores, além de notas de frutas exóticas.
Produtor: Baron Philippe de Rothschild
País: Chile
Cor rosa pálido, com bordas laranjas, muito viva e brilhante. Aroma de frutas vermelhas, como morango, framboesa e cereja.
Produtor: Baron Philippe de Rothschild
País: Chile
Cor amarelo brilhante. O nariz é intenso, com aromas de toranja, jasmim, pêssego e delicadas notas de amêndoas.
Produtor: Baron Philippe de Rothschild
País: Chile
Cor rosa claro, com aromas de frutas vermelhas frescas, como morango e cereja, além de toques florais.
Produtor: Monte da Ravasqueira
País: Portugal
Marcado pela fruta fresca manga e citrinos, com frescura e acidez bem vincada. Harmoniza com peixe e carnes brancas.
Produtor: Monte da Ravasqueira
País: Portugal
Seleção de uvas das zonas mais frescas e com maior acidez. Tem uma cor rosada suave, aromas limpos e bem perceptíveis de fruta muito fresca.
Produtor: Monte da Ravasqueira
País: Portugal
Vinho com complexidade de aromas e sabores. A leve maceração, a madeira presente e a acidez viva fazem deste vinho ideal com pratos condimentados.
Produtor: Monte da Ravasqueira
País: Portugal
Gostou das nossas sugestões e quer provar os rótulos indicados? Eles estão disponíveis através de nossos canais de venda. Entre em contato com nossos consultores!