Com características únicas e peculiares, os vinhos franceses são os mais produzidos no mundo. O país conta com mais de 15 regiões vinícolas, inclusive algumas das mais famosas, como Bordeaux e Borgonha.
Uma característica dos vinhos franceses que os tornam tão populares são as técnicas que seguem padrões de cultivo, produção, maturação, envelhecimento e comércio, garantindo a sua qualidade e seu prestígio no mercado.
As características marcantes da bebida também se devem às variações de terroir, responsáveis por produzir sabores únicos. Muitos rótulos franceses são considerados “vinhos de guarda”, podendo ficar armazenados por anos até o consumo. Possuem alta capacidade de envelhecimento, ganhando ainda mais sabor e aroma com o tempo.
Nesse texto, vamos conhecer algumas características dos vinhos franceses e rótulos que você não pode deixar de conhecer. Acompanhe com a gente!
Características dos vinhos franceses
Com grande variedade e diversidade das microrregiões, a França produz vinhos que demonstram muita complexidade e detalhes. Cada região vinícola apresenta suas particularidades e o resultado são os vinhos mundialmente conhecidos, de qualidade inquestionável.
Confira algumas regiões mais famosas e os tipos de vinhos produzidos por elas:
- Bordeaux: os vinhos produzidos na região, responsável pela fama dos vinhos franceses no mundo, são elegantes, estruturados e complexos. Por ser uma região extensa, há grande variedade de vinhos, desde os brancos refrescantes, até os tintos mais encorpados.
- Borgonha: região onde são elaborados os vinhos mais renomados do mundo, e os mais caros também. Apenas 3 castas são autorizadas a serem cultivadas nessa região: Aligoté, Chardonnay e Pinot Noir. As temperaturas mais baixas resultam em muitas diferenças entre uma safra e outra.
- Champagne: 3 uvas são utilizadas para a elaboração do champagne: Chardonnay, que oferece cremosidade e elegância, e Pinot Noir e Pinot Meunier, que dão mais corpo e aroma de frutas vermelhas. A região possui clima frio e úmido e os vinhedos aproveitam a luz do sol, pois ficam localizados em colinas, fatores que influenciam positivamente o cultivo das vinhas.
Em Champagne, a elaboração da bebida só pode ser realizada pela técnica Champenoise, em que a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa. Isso porque gera um vinho mais fino e com mais perlage (conjunto de borbulhas do espumante).
- Alsácia: região conhecida por seus vinhos brancos e rótulos exclusivamente varietais, ou seja, produzidos com apenas um tipo de uva. As principais uvas utilizadas para os vinhos brancos são Riesling, Gewürztraminer, Pinot Gris e Pinot Blanc.
- Provence: a região de clima ensolarado, quente e seco tem nos vinhos rosé sua especialidade. São leves, frutados e ricos, sugerindo um estilo de vida alegre e descontraído. Mas a região também produz tintos marcantes, potentes e estruturados, e brancos leves, macios e delicados.
O berço da produção vinícola com certeza é uma atração e tanto para os apaixonados por vinho e viagem. O enoturismo na França atrai turistas do mundo todo e é um excelente passeio para quem deseja conhecer o processo de produção dos vinhos e claro, degustar nas melhores vinícolas os vinhos mais famosos do mundo.
Padrão de qualidade dos vinhos franceses
Os vinhos franceses passam por rígido padrão de qualidade, com certificações que apontam sua qualidade e procedência. No topo dos padrões de qualidade está a denominação de origem controlada, conhecida pela sigla AOC, ou Vins d’ Appellation d’Origine Contrôlée (ou Protégée).
Essa certificação é dada a vinhos que são produzidos em regiões específicas da França e passam por uma série rigorosa de processos para o controle de qualidade.
O chamado Vin de Pays, ou vinhos regionais, são rótulos produzidos em regiões pequenas, que não são consideradas AOC’s, mas possuem critérios de qualidade semelhantes.
Já o Vin de France, são os conhecidos vinhos de mesa, representando mais de 50% da produção total do país. Eles não estão restritos a regras específicas de produção, podendo ser fabricados em qualquer região, mas também são vinhos de muita qualidade e sabor.
Como escolher um vinho francês
Na França, diferente dos vinhos do novo mundo, a referência para a escolha do vinho não é baseada na casta e sim no terroir. Como a maioria dos vinhos franceses é feita a partir da mistura de uvas, a análise deve ser feita a partir do clima, técnicas de cultivo, solo, que torna cada vinho único em sabor e aromas.
Geralmente, quanto menor e mais específico é o terroir, melhor é a qualidade do vinho. Então a escolha pelo terroir faz mais sentido quando se busca por um vinho de sabor e características peculiares.
Além disso, nos rótulos franceses, é normal encontrar o termo Cru, que significa crescimento. Os monges da região da Borgonha perceberam que em alguns locais, as safras eram de qualidade excelente e constante, resultando em vinhos com característica específica, independente da época.
Assim, passaram a delimitar esses locais, que produziam bebidas de sabor excepcional e constante. Foram feitas então as denominações:
- Grand Cru: quando a vinha tem a mais alta qualidade, entre todas da região
- Premier Cru: produz vinhos de excelente qualidade, porém com menor prestígio do que a Grand Cru.
- Grand Vin: a vinícola reconhece como o seu melhor vinho
Outra classificação que denota a qualidade do vinho está na denominação de origem, mostrando a localidade ainda mais específica. Ou seja, nomeando a sub-região de produção aponta que o vinho é produzido apenas naquele local, mais restrito.
Como citamos acima, quando o rótulo aponta uma Denominação de Origem Protegida, significa que todo o processo de cultivo e vinificação foi padronizado com as melhores técnicas, indicando a mais alta qualidade e rigor no resultado da bebida. Geralmente estão associados aos vinhos de maior valor de mercado.
Sugestões de vinhos franceses
Agora que você já conhece as principais características dos vinhos franceses, chegou a hora de escolher o rótulo que mais te agrada e apreciar a bebida do país que tem no consumo da bebida uma forte tradição.
Este Saint Emillon Grand Cru demonstra um ataque delicioso, denso e fresco. Este é um produto com caráter suave e taninos levemente granulados.
Château Les Fougeres Saint Emilion
Um clássico château, no paladar é bem equilibrado, exibindo notas de pêssego e com final um leve defumado.
Produzido em terroir que permite o amadurecimento ideal das uvas, esse vinho revela os aromas característicos da casta Malbec: ameixa, amora e mirtilo. Harmoniza bem com carnes vermelhas, cordeiro e aves.
Produzido com as castas Merlot e Cabernet Sauvignon, o Château Grand Bouchon Medoc é poderoso no paladar com notas de frutas vermelhas.
Esse rose produzido na vinícola Domaine de Cristia, apresenta notas frutadas, combinadas com um toque de frutas cítricas doces. É produzido com as castas Grenache, Syrah e Cinsault.
Refrescante e delicado, o vinho produzido com uvas Chardonnay, possui ótima acidez e final marcado por lima, pêssegos e toques florais.
Esses são apenas alguns rótulos, entre os disponíveis em nosso site! Confira todas as opções de vinhos franceses e aprecie todo o sabor que a região oferece.