Se você precisava de um bom motivo para abrir um vinho hoje, chegamos trazendo boas notícias! No dia 18 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Pinot Noir, uma uva elegante e cheia de particularidade, responsável por elaborar os vinhos mais famosos e, muitas vezes, os mais caros do mundo.
Informações apontam que a data pode ter sido originada nos Estados Unidos, na década de 80, quando um grupo de donos de restaurantes locais, resolveram movimentar seus estabelecimentos, criando eventos dedicados aos vinhos tradicionais. A ideia deu tão certo que foi se espalhando para outras regiões e, hoje, vários amantes da bebida não deixam passar em branco o Pinot Noir Day.
Vamos aproveitar que hoje o dia é todo dedicado a ela e conhecer tudo sobre essa uva, suas características e, claro, os melhores rótulos que você encontra na Ville Du Vin. Acompanhe com a gente!
Características da Pinot Noir
A Pinot Noir é uma casta elegante e sofisticada, que veio da França, mais precisamente da região da Borgonha. Ela é classificada como uma das mais antigas do mundo.
Sua produção não ficou restrita à França, e o bom desenvolvimento despontou em outras regiões, como a Nova Zelândia, em Oregon, nos Estados Unidos e também na Patagônia, fazendo dessa uva uma das mais famosas do planeta e mais utilizada na vinicultura.
Versátil, ela pode fabricar elegantes vinhos tintos, e também os requintados champagnes e espumantes. No Brasil, o destaque da produção está na Serra Gaúcha e em Santa Catarina, na fabricação de cortes de vinhos espumantes.
Toda essa sofisticação tem seu preço. A adaptação da Pinot Noir aos diferentes climas é um desafio, pois ela é delicada e sensível às variações climáticas, sendo melhor cultivada nas regiões de clima moderadamente fresco, com pouca chuva. Esse é o cenário que melhor contribui para o seu amadurecimento, resultando em vinhos espetaculares.
Com bagos pequenos, casca mais fina e cachos compactos, os vinhos desta cepa são sutis no sabor, com taninos macios, paladar delicado, leveza peculiar e coloração translúcida. Bem diferente dos resultados obtidos pelas uvas tintas mais clássicas, como a Cabernet Sauvignon e Merlot. Com características bem particulares e próprias, os vinhos da Pinot Noir são dificilmente confundidos com outros varietais.
Dos climas mais temperados saem rótulos com acidez mais acentuada, aromas mais intensos e complexos. Já o cultivo em regiões mais quentes possibilita a produção de vinhos mais encorpados e de menor complexidade aromática.
Os aromas que mais se revelam na Pinot Noir envolvem frutas vermelhas, flores, cogumelos, especiarias e ervas.
Harmonização da Pinot Noir
Se a versatilidade é a grande característica dessa casta, para a harmonização não seria diferente. Ela pode acompanhar diversos tipos de pratos, sem perder a elegância. Anote as dicas a seguir, escolha o prato que mais gosta e celebre o Dia Internacional da Pinot Noir com muita classe e muito sabor.
Entre as carnes, os vinhos de Pinot Noir vão muito bem com medalhões de filé mignon, cortes suínos com menos gorduras, peixes, frango assado e aves de caça.
São ótimos acompanhamentos também para risotos, cogumelos e vegetais assados. Nas versões frutadas e frescas, aposte nas carnes curadas de charcutaria. Já entre os mais adocicados, a pedida fica com os peixes mais gordos, como salmão.
Para harmonizar com queijos, a dica é optar pelos de massa mole, como o comté, camembert, brie e de cabra.
Rótulos com a Pinot Noir para apreciar
Agora que você já está por dentro das principais características e pratos que harmonizam com a uva, chegou a hora de conhecer os rótulos que você encontra na Ville Du Vin para tornar o Dia Internacional da Pinot Noir ainda mais especial!
Echo Reserva Especial Pinot Noir
Diretamente do Chile, esse rótulo apresenta frescor em boca, bom volume, suculência e taninos que conferem uma estrutura muito suave. Traz notas de frutas vermelhas e especiarias como pimenta branca e cravo.
Para acompanhar, aposte no risoto de funghi, carne assada e queijos do tipo meia cura.
Esse rótulo francês tem aromas frutados de groselha e cereja, possuindo elegante estrutura e frescor. Traz sensação sedosa, com final redondo e apimentado.
Harmonize com frango e queijos como camembert e brie.
Black River Reserva Pinot Noir
Com taninos suaves e redondos, o exemplar argentino possui corpo leve e grande complexidade. A passagem por carvalho lhe proporciona notas ligeiras de baunilha e licor.
Para harmonizar, a sugestão são os peixes fortes, carnes como frango, pato e vitela, além de pastas variadas.
Agora você já está totalmente preparado para curtir o Dia Internacional da Pinot Noir, essa uva que está entre as preferidas dos apreciadores de um bom vinho, por possuir complexidade aromática, leveza no sabor e versatilidade na harmonização.
Não deixe a data passar em branco. Adquira o rótulo da sua preferência, prepare um prato especial e aproveite a ocasião. Cheers!