Grenache na França, Garnacha da Espanha e Cannonao na Itália, a uva tinta já demonstra sua versatilidade até mesmo em seu nome. Apesar de ter sua origem na Espanha, mais precisamente na Catalunha, a facilidade de se adaptar a diferentes climas e solos levou a casta a expandir fronteiras.
Hoje é possível encontrar vinhos produzidos com a uva desde países do Velho Mundo como na Austrália, por exemplo, sendo uma das castas mais cultivadas do mundo – com mais de 160.000 hectares de área plantada.
Apesar de ser possível encontrar excelentes rótulos varietais da uva, o mais comum é ela fazer parte de blends com outras castas. Entendendo isso é possível compreender o motivo que leva ao fato da Grenache, apesar de muito cultivada, não ser tão conhecida como outras uvas – como a Cabernet Sauvignon e a Malbec, por exemplo.
O dia da uva foi marcado em todo o mundo na terceira sexta-feira de setembro durante um congresso realizado na França para discutir a produção de vinhos a partir da casta, que já ocupou o lugar de uva mais cultivada da Espanha.
A comemoração é um ótimo motivo para conhecer melhor a Grenache, não é mesmo?
Reunimos aqui o que você precisa saber a respeito, incluindo as principais características da uva tinta, dicas de harmonização e sugestões de rótulos incríveis para degustar o melhor da Grenache. Confira!
Características da uva Grenache
A principal característica da uva Grenache é a facilidade de adaptação, desde seu cultivo ao acompanhar bem outras uvas em blends incríveis. Isso faz com que seja possível encontrar diferentes estilos de vinhos com a casta em sua composição – desde brancos e tintos, a rosés e vinhos suaves.
A fina pele da uva Grenache proporciona vinhos com poucos taninos e baixa acidez. Além disso, a casta costuma gerar vinhos de teor alcoólico acentuado e muita cor.
Como harmonizar com vinhos Grenache
Considerando a grande variedade encontrada entre os vinhos da casta, a harmonização com a Grenache também se altera de acordo com a apresentação de cada rótulo.
- Grenache Rosés: combinam com frutos do mar, vegetais grelhados, peixes
- Tintos leves: harmonizam bem com a culinária picante dos países orientais e com churrasco
- Tintos potentes com a Grenache: combinam com carnes ensopadas e massas
Dicas de rótulos:
Como um bom rosé, se apresenta como um vinho leve e frutado, que revela aromas delicados de frutas vermelhas. É produzido com 100% granacha pela vinícola francesa Yvon Mau.
Sugestão de harmonização: saladas, legumes fritos, peixes grelhados e sobremesas de fruta.
Vinho tinto varietal de fácil degustação, macio e muito frutado, com um final médio e agradável na boca. O rótulo é produzido pela clássica vinícola Vivanco, com colheita manual e fermentação em tanques de aço inoxidável por vários meses.
Sugestão de harmonização: paellas, carnes, queijos curados e todos os tipos de vegetais.