Você já ouviu falar na Uva Tempranillo? Uma clássica fruta espanhola que amadurece mais cedo, tem um ciclo mais curto e tem como características principais o açúcar pouco acentuado, taninos marcantes e acidez discreta.
Essa combinação resulta em vinhos robustos, com acidez equilibrada, teor alcoólico elevado, maciez e taninos elegantes, além de possuírem tendência a desenvolver leves notas picantes, de baunilha e torra.
De fácil adaptação, a Tempranillo é cultivada não só na Espanha, como também em Portugal, Argentina, Chile, Austrália, México e Estados Unidos.
Para harmonizar com a casta, nada melhor do que pratos de origem europeia, assim como a uva. Separamos alguns pratos perfeitos para você apreciar junto à bebida.
- Cozido Português: A característica frutada e com textura mais encorpada dos vinhos feitos a partir da Uva Tempranillo combina perfeitamente com a explosão de sabores e texturas de um bom cozido português.
- Ragu com polenta mole e agrião: O mix de texturas do ragu com a polenta, unido à picancia do agrião faz uma harmonização muito interessante com as especiarias presentes em alguns vinhos feitos com esse tipo de uva.
- Janon Ibérico: Típico da espanha, essa carne harmoniza perfeitamente com vinhos que possuem
acidez e taninos discretos - Hambúrgueres mais leves: Quando os vinhos possuem notas de frutas vermelhas, combiná-lo com um hambúrguer leve, como o cheese salada, pode ser surpreendente!
- Carnes Vermelhas: Devido à leve acidez presentes nesse tipo de uva, opte por carnes vermelhas mais magras e suaves.