Quando se fala em harmonização de vinhos, logo vem à cabeça a combinação da bebida com pratos salgados – geralmente com os protagonistas do menu. Agora, o que poucos ainda sabem é sobre a possibilidade de unir os aromas e sabores produzidos a partir das mais diversas uvas com uma sobremesa que faz sucesso entre os brasileiros: o sorvete.
Além de ser uma explosão de sabores ao serem apreciados ao lado de um bom rótulo, os sorvetes são ótimas opções para fechar a degustação em caso de cardápios compostos por pratos mais pesados e/ou gordurosos – limpando super bem o paladar para um encerramento perfeito do menu.
Se você ainda tem dúvidas se vinho e sorvete combinam, hoje, quando é comemorado o Dia do Sorvete, reunimos aqui algumas dicas importantes para garantir uma harmonização perfeita para uma experiência inesquecível. Confira agora!
Dicas gerais para combinar vinho e sorvete
Quando se fala nos desafios e delícias de se combinar um bom vinho com o sorvete da sua preferência, as regras para harmonizar perfeitamente os dois seguem algumas dicas gerais – como unir os sabores por similaridade ou por contraste, por exemplo.
Agora, ao se tratar de sorvete, uma particularidade da harmonização é conseguir equilibrar as temperaturas, considerando que a sobremesa precisa ser servida necessariamente gelada. Nesse caso, é fundamental se atentar a temperatura de serviço ideal para cada vinho, para não correr o risco do sorvete “anestesiar” as papilas gustativas a ponto de reduzir os sabores e aromas da bebida.
Nesses casos, tipos de vinhos que já são naturalmente servidos em temperaturas mais baixas – como os espumantes e vinhos brancos mais leves – tendem a combinar melhor com os sorvetes, facilitando o equilíbrio na harmonização.
Já quando se combina um rótulo com teor alcoólico mais alto, como é o caso dos fortificados e/ou vinhos tintos mais complexos, é interessante combinar com sorvetes cremosos como aqueles produzidos com frutas e uma base de leite. Dessa forma, o álcool e tanino do vinho equilibram a cremosidade da sobremesa, em uma harmonização perfeita.
Melhores combinações:
- Sorvete de frutas cítricas: a sobremesa que carrega o frescor de frutas cítricas como laranja e limão combina perfeitamente com vinhos brancos, como aqueles produzidos a partir da Sauvignon Blanc, por exemplo. Sugestões de rótulos: Sunrise Sauvignon Blanc Varietal e o Echo Classic.
- Sorvete de chocolate: especialmente os sorvetes produzidos com chocolate meio amargo são acompanhados perfeitamente bem por vinhos tintos mais complexos. Rótulos com uvas como a Malbec e a Cabernet Sauvignon combinam bem também com sorvete de frutas vermelhas. Sugestões de rótulos: Antawara Cabernet Sauvignon e o Perlas Malbec.
- Sorvete de baunilha: a sobremesa é perfeita para acompanhar um delicioso espumante.O frescor dos espumantes é perfeito para acompanhar o adocicado da baunilha, ajudando a limpar o paladar. Sugestões de rótulos: Filli Milesimatto Extra Brut e o delicioso SBX.
- Sorvete de morango: no caso de sorvetes mais frescos e doces como o de morango com base derivada de leite, um bom rosé será perfeito para uma harmonização por similaridade. Sugestões de rótulos: Bordeaux Rosé e o português Terras da Nóbrega Rosé.
Para quem já provou as combinações ou quer inovar ainda mais também existem receitas de sorvetes produzidos com vinho em sua composição, unindo as duas delícias em um só sabor.
Existem variações de receitas, mas geralmente elas partem de uma base preparada com creme de leite, leite e açúcar – acompanhados de um bom vinho tinto para dar o tom e sabor à sobremesa.
Incrível, não?
Se quer conhecer mais sobre o universo dos vinhos e suas infinitas harmonizações, no site da Ville du Vin é possível encontrar uma série de conteúdos completos que vão ajudar a levar a sua degustação a um novo patamar. Confira agora!